quarta-feira, 31 de maio de 2017



  LIGA DOS AMIGOS DOS DOENTES DOS AÇORES

 



Relatório de Atividades e Contas de Gerência referente ao exercício de 2016



O presente documento consiste no Relatório de Atividades e Contas de Gerência de 2016, da LADA – Liga dos Amigos dos Doentes dos Açores, o qual será posto à apreciação e votação de todos os presentes, em conformidade com as normas estatutárias.

O Relatório de Atividades tem por base sintetizar, de forma clara e objetiva, todas as atividades que foram dinamizadas pela Instituição, ao longo de um ano.

Assim sendo, passamos a apresentar as principais atividades desenvolvidas durante o exercício de 2016:





Atendimento/Apoio Social:

           

Neste âmbito é efetuada uma avaliação individual a cada utente e à sua situação, procedendo-se, posteriormente, ao melhor encaminhamento para solucionar o seu problema.

            Atendendo a problemáticas como o desemprego ou a insuficiência financeira, registou-se um aumento significativo do número de utentes apoiados, em relação ao ano precedente.

            Durante 2016, apoiaram-se 706 situações, a nível de medicação, subsídios de deslocação, acompanhamentos para fora de ilha, consultas, exames, tratamentos, alimentação, vestuário, etc. Foram despendidos nesta rúbrica € 27 854,15.





Alojamentos:

A

A Casa Solidária – Fernanda Trindade tem-se constituído, ao longo dos anos, num alojamento de referência, para os doentes deslocados das outras ilhas, que se deslocam às unidades de saúde da ilha Terceira, proporcionando-lhes um ambiente de conforto, bem-estar e segurança.

Para a concretização dos itens acima mencionados, tivemos a oportunidade de contar com a colaboração da D. Maria Laudelina Soares, a quem prestamos aqui o nosso reconhecimento, por todo o apoio prestado aos utentes da Casa e à Instituição. 

Durante o ano de 2016, a Casa Solidária – Fernanda Trindade acolheu cerca de 493 utentes, perfazendo um total de 1 921 noites.

A Casa da Ribeirinha continuou a albergar uma família monoparental de parcos recursos económicos.  

Deu-se início ao projeto de arquitetura para a reabilitação das casas da freguesia da Ribeirinha, com o objetivo de criar espaços de acolhimento dignos e independentes, para doentes com estadias mais prolongadas: hemodialise, diálise peritoneal e grávidas de risco. 

Esta é uma iniciativa que se pretende concretizar através de uma candidatura a uma Instituição Bancária e, se necessário, a Fundos Europeus.





Voluntariado:



Os Voluntários, embora não sendo profissionais, são de extrema importância numa Instituição com o cariz da Liga. Trazem dinamismo à Associação, disponibilizam o seu tempo e os seus afetos a quem mais necessita, sem esperar nada em troca.

Os nossos Voluntários despenderam, junto dos utentes do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira um total de 4 150 horas não contabilizadas, em visitas diárias às enfermarias, na distribuição de jornais e revistas, no apoio nas refeições, em encaminhamentos e em cuidados estéticos.

Mantivemos a nossa presença nos Hospitais de Dia, no Serviço de Sangue e no Serviço de Oftalmologia - Consulta Externa, com a distribuição de pequenos lanches pelos utentes presentes naqueles Serviços.

Também foi mantida a presença das voluntárias no Serviço de Urgência, continuando a estabelecer a ponte entre o doente internado naquele Serviço e os familiares que aguardam na sala de espera.

Junto dos doentes internados, nas épocas festivas (Natal, Páscoa e Dia Mundial do Doente), os voluntários continuaram a marcar uma presença especial, com a oferta de um pequeno mimo, alusivo à quadra. 

Relativamente, aos acompanhamentos efetuados pelos nossos voluntários, para fora da ilha, a doentes cujos familiares estiveram impedidos de o fazer, realizaram-se 18 acompanhamentos, num total de 157 dias ao serviço do próximo.

Sempre que solicitados, os nossos delegados, em Lisboa e Ponta Delgada, continuaram a apoiar os doentes açorianos, através de idas ao aeroporto, visitas aos hospitais, encaminhamentos para pensões, entre outros.

Com o intuito de desenvolver as competências pessoais e sociais dos nossos voluntários, para um melhor desempenho junto dos doentes internados, realizaram-se diversas ações de formação e reuniões ao longo do ano.

Comemorou-se, com os voluntários e delegados, o Dia Internacional do Voluntariado com a participação numa Eucaristia, onde se procedeu à bênção das batas e à entrega dos crachás aos novos voluntários, seguindo-se um jantar convívio.





Consultório:



Através do nosso consultório, continuámos a proporcionar a possibilidade aos utentes interessados de ouvirem uma segunda opinião ou de consultarem especialista vindo do Continente.

Mantiveram-se, disponíveis, as habituais especialidades médicas: ortopedia, com o Dr. Francisco Serdoura e Dr. Thiago Aguiar, urologia, com o Dr. Rui Pinto, ginecologia, com a Dr.ª Joana Rego e cirurgia vascular, com o Dr. Carlos Sarmento. Iniciou, também atividade, o psicólogo, Dr. Nuno Machado.

Foram realizadas cerca de 120 consultas.





Liga e Comunidade:



Comemorou-se o 20º Aniversário da Liga, com uma conferência proferida pelo Dr. Ponciano Oliveira, seguindo-se um verdelho de honra.

Mantivemos em funcionamento o Banco de Ajudas Técnicas cedendo material técnico (camas articuladas, cadeiras de rodas, cadeirões, andarilhos, canadianas, etc.) a doentes com necessidade efetiva, contribuindo assim, para um aumento da sua qualidade de vida.

Em 2016, promoveram-se diversas ações de angariação de fundos, das quais salientamos: o Almoço Regional, na freguesia da Ribeirinha, a venda de Sopas, na freguesia do Cabo da Praia, o Canto das Delícias, no período das Sanjoaninas e a Feira Solidária, na época natalícia.

Estes eventos, a par da envolvência da comunidade, possibilitam também a obtenção de fundos extra, para uma resposta mais eficiente e eficaz a todos aqueles que à Liga recorrem.

            Estas Iniciativas renderam a quantia de € 12 374,58.  

Ao longo do ano, procuramos criar, manter e desenvolver a colaboração com diversos parceiros que atuam em áreas diversificadas, com o objetivo de promover e melhorar a prestação de serviços, reforçar o apoio ao nível da intervenção social e alargar as regalias aos nossos associados.

Beneficiaram destas parcerias 365 utentes.

Considerando as carências apresentadas, por parte da Direção do CAD – Centro de Apoio à Deficiência, no âmbito de material técnico e de apoio para equipar a sua nova sede, a Direção da Liga, para benefício de todos os utentes daquele Centro, ofereceu um projetor para a Sala de Snoezelen, no valor de € 670,73, que permitirá o desenvolvimento sensorial e cognitivo dos seus utilizadores.

A convite da CAN – Casa dos Açores do Norte, o Presidente da Direção, em representação da LADA, participou na XXX Festa do Divino Espírito Santo, na cidade do Porto.  

Manteve-se o pagamento da Bolsa de Estudos – Fernanda Trindade, à estudante de medicina, a qual tem tido um excelente aproveitamento.

Mantém-se a nossa equipa de colaboradores, reforçada com mais uma funcionária, com recurso aos programas de emprego. A participação nestes programas traz benefícios financeiros à Instituição, por um lado e, por outro, possibilita a reintegração de desempregados no mercado de trabalho.

A internet é um poderoso meio de divulgação e partilha de informação, daí ter-se avançado para a construção da página oficial da Instituição (www.lada.pt) contendo informações atualizadas e conteúdos que facilitem a aproximação da Instituição aos seus associados e público em geral. Estará em pleno funcionamento, em 2017.

Continuámos a assegurar a nossa presença na internet através da nossa página na rede social Facebook, atualizando-a com regularidade.





O ano de 2016 deu início a um novo ciclo na vida da Liga, procederam-se a algumas ruturas necessárias, atendendo aos novos desafios que se impuseram e aos novos tempos que se vivem. Contudo, foi dada continuidade aos projetos em funcionamento, centrando-nos, sempre, na missão e nos valores da fundação da Instituição.

Não terminamos, sem antes deixar aqui registado um agradecimento e reconhecimento a todos os órgãos sociais, voluntários, delegados e demais colaboradores, por continuarem a acreditar neste projeto em prol dos doentes dos Açores. Bem como, a todos os nossos parceiros sociais que connosco colaboram na concretização de todas estas atividades: Secretaria Regional da Solidariedade Social; ISSA, IPRA; Saudaçor, SA; Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, EPE; Academia do Bacalhau; Banco Alimentar; Segredo da Felicidade – Rainbow; Casa dos Açores do Norte; Médicos e clínicas com quem temos acordos e Técnicos de Saúde que efetuam consultas na Liga;

A todos o nosso bem-haja!



                                               Angra do Heroísmo, 31 de março de 2017 



                                                                             A Direção

                                                            

João Manuel Machado Enes

                                                         Rosa Maria Bettencourt Costa

                                                               Manuel Lourenço Pires

                                                              Francisco Ormonde Melo

                                                   Maria Encarnação Lourenço Oliveira





















Parecer do Conselho Fiscal



Em conformidade com a alínea c) do ponto único do artigo 27.º dos Estatutos da Liga dos Amigos dos Doentes dos Açores, o Conselho Fiscal vem apresentar o seu parecer sobre o Relatório de Atividades e Contas de Gerência referentes ao exercício de 2016, elaborado pela Direção desta Associação, e submetido à nossa apreciação.

No âmbito das nossas funções examinámos o Relatório, o qual relata os factos mais significativos que ocorreram ao longo do exercício de 2016, esclarecendo adequadamente a gestão levada a cabo.

Relativamente às Contas, é nossa opinião que as mesmas representam de forma adequada a situação patrimonial e financeira da Instituição à data de 31 de Dezembro de 2016.

O resultado líquido do exercício ascendeu a €12.704,42, verificando-se uma redução de cerca de 4 mil euros relativamente ao ano anterior. No entanto, é de salientar o aumento em cerca de 5,6 mil euros nas vendas e prestações de serviços, reflexo do dinamismo que caracteriza esta Instituição.

Considerando o acima exposto somos de parecer que:

·        Sejam aprovados o Relatório e Contas relativos ao exercício 2016;

·       Seja aprovado um voto de louvor à Direção e demais colaboradores pelo prestígio que continuam a atribuir a esta Instituição de cariz social, honrando e mantendo sempre viva a memória da sua fundadora.



Angra do Heroísmo, 30 de março de 2017



O CONSELHO FISCAL

Cláudia Isabel Pereira de Azevedo Pamplona Ramos



João Carlos Barbosa Macedo



Oldemiro Aguiar do Rego





  

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