segunda-feira, 24 de março de 2014


Relatório de Atividades referente ao exercício de 2013

 

Cumprindo o primeiro ano de mandato, vem esta Direção apresentar e submeter à apreciação desta Assembleia Geral, o Relatório de Atividades e Contas de Gerência, referentes ao exercício de 2013.

Este documento tem por objetivo demonstrar as atividades e ações realizadas por esta Liga, ao longo do ano transato, tanto a nível operacional como financeiro.

No decurso deste exercício ocorreu, por imperativo do destino e após doença prolongada, o falecimento da fundadora da Instituição, D. Fernanda Trindade, o que deixou em todos nós um profundo sentimento de pesar, pois os méritos no desempenho das funções de Presidente são por todos nós reconhecidos e manifestamos aqui a nossa profunda gratidão por todos os ensinamentos, pela lealdade e acima de tudo a solidariedade, que sempre imprimiu em todos os atos da sua vida.

Apesar desta perda inestimável, a nível institucional foi salvaguardado o regular funcionamento da LADA, devido ao empenho de todos os órgãos sociais e demais colaboradores.

Assim sendo, passamos a descrever de forma sistematizada as atividades realizadas em 2013:

Atendendo à grave crise económica que o País e a Região atravessam, são cada vez mais as pessoas que recorrem aos nossos serviços, sem capacidade económica de cobrirem a mais simples das despesas em saúde.

Como consequência verificou-se um aumento do número de apoios, cerca de 110 casos, tendo o montante destes atingido o valor de € 16 219,24 (medicação, géneros alimentares, subsídios para deslocação, passagens aéreas, consultas, exames, etc.).

Junto do doente internado, marcou-se com uma presença especial, nas épocas festivas, como o Dia Mundial do Doente, a Páscoa e o Natal.

No que concerne, aos acompanhamentos efetuados pelos nossos voluntários, para fora da ilha, a doentes cujos familiares estiveram impedidos de o fazer, realizaram-se 21 acompanhamentos, num total de 280 dias, o que corresponde a 6720 horas de voluntariado.

Sempre que solicitado, os nossos delegados em Lisboa continuaram a apoiar os doentes através de idas ao aeroporto, visitas ao hospital, encaminhamentos para as pensões, etc.

 

A Casa Solidária, ao longo da sua existência, tem prestado um conjunto de serviços aos doentes deslocados das outras ilhas, para as unidades de saúde da Terceira. Para além do acolhimento e alojamento dos utentes, também é proporcionado apoio ao nível do acompanhamento a consultas e exames, à farmácia, apoio psicossocial, cedência de bilhetes de transportes públicos com descontos, etc.

É uma Casa com características e formas de organização muito próprias, onde todos contribuem para o bom ambiente e funcionamento do espaço.

A Casa Solidária acolheu, durante o ano, 351 utentes num total de 1400 noites.

Outro espaço de acolhimento, mas com um maior cunho social é a Casa da Ribeirinha. Esta casa destina-se ao aluguer de pessoas social e economicamente desfavorecidas. De momento a casa acolhe uma família monoparental, com graves carências económicas, encaminhada pela Segurança Social.

O apoio que a Liga presta aos doentes vai além dos apoios financeiros e do alojamento. É-lhes também proporcionada a oportunidade de ouvirem uma segunda opinião médica, com especialistas vindos do Continente, ao consultório da Liga, em diferentes especialidades: ortopedia, neurocirurgia, urologia, ginecologia e cirurgia vascular.

Foram realizadas, durante o ano, 248 consultas, das quais resultaram 9 cirurgias.

Os doentes que efetuaram as intervenções cirúrgicas beneficiaram de descontos nas clínicas com quem a Liga mantem protocolos: Casa de Saúde da Boavista e Clínica do Bom Jesus, bem como de descontos nas passagens aéreas, resultante do acordo com o Grupo SATA.

Os doentes que foram intervencionados no Porto beneficiaram ainda de alojamento gratuito na Residência de Acolhimento da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nas mesmas condições dos utentes do Sistema Regional de Saúde.   

Ao abrigo das parcerias que temos vindo a estabelecer, com clínicas e médicos, locais e nacionais, beneficiaram destes serviços 1042 sócios e doentes carenciados. Número que quase duplicou em relação ao ano anterior.

Com o objetivo de consciencializar as jovens e adolescentes institucionalizadas para os efeitos nefastos das Doenças Sexualmente Transmissíveis, bem como, proporcionar-lhes a aquisição de conhecimentos para a prevenção das referidas doenças e sensibilizá-las para a prática de hábitos de vida saudáveis, a Liga criou o projeto “Liga-te pela tua Saúde”, com a colaboração do médico ginecologista do Hospital de São João do Porto, Dr. Pedro Baptista, em que as jovens numa primeira fase participaram em sessões formativas e de esclarecimento orientadas pela Dr.ª Cátia Dias. Numa segunda fase irão ser consultadas pelo médico ginecologista, o que decorrerá no próximo ano.

 

O trabalho voluntário é um recurso imprescindível para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, devido à sua natureza desinteressada e pelo contributo responsável e dinâmico que dão na concretização das atividades desenvolvidas pela Instituição.

A Liga tem vindo a contar com um número regular de voluntários, aproximadamente 25 elementos, ao serviço dos doentes do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, marcando a sua presença através de um diálogo afetuoso, no apoio nas refeições, na distribuição de jornais e revistas, no apoio estético, na distribuição de um lanche aos utentes do Hospital de Dia e na Hematologia e com uma presença singular no Serviço de Urgência e na Consulta Externa, perfazendo um total de 4626 horas.

Com o intuito de prestar um serviço mais eficiente ao doente internado, a Liga tem vindo a apostar na formação dos seus voluntários, organizando sessões mensais com a presença de profissionais com conhecimentos na área, tais como, enfermeiros, psicólogos, sacerdotes, entre outros.

Foi ainda proporcionado a 3 voluntários da Liga participarem na Pastoral da Saúde, em Fátima.

Celebrou-se o Dia Internacional do Voluntariado, com uma Eucaristia, a Bênção das Batas e a imposição dos cartões aos novos voluntários.

A fim de prestar uma homenagem post-mortem à fundadora da Instituição, bem como para angariação de fundos, elaborou-se um calendário para o ano de 2014, em que participaram doentes oncológicas que beneficiaram de apoios da Liga, das ilhas Terceira e Graciosa.

Também com a finalidade de angariar fundos, manteve-se a nossa habitual presença nas Sanjoaninas, realizaram-se diversos sorteios, bingos, venda de artesanato, mealheiros colocados em espaços públicos, etc. Iniciativas estas que renderam a quantia de € 6530,13.  

No âmbito do Programa Recuperar temos vindo a contar com a colaboração de uma Mestre em Ciências Biomédicas, desde o mês de Junho.

Com o intuito de divulgar o trabalho Liga e de nos aproximarmos dos nossos associados mantivemos em atividade o nosso Blogue, bem como a página do Facebook.

 

Ao terminar, estamos conscientes de que o Plano de Atividades que deu origem a este Relatório foi cumprido na sua grande maioria, tendo-se realizado grande parte das atividades planeadas, e tendo-se ainda concretizado outras que não estavam previstas, mas que contribuíram para o bom desempenho da Instituição.

De uma forma geral e, apesar dos momentos menos bons que a Instituição passou, com a morte da sua fundadora, o trabalho desenvolvido foi positivo, graças ao envolvimento e colaboração de todos os que acreditaram na LADA e na missão que esta prossegue.

Expressamos aqui o nosso sincero agradecimento a todos os órgãos sociais, voluntários, delegados, funcionários e colaboradores. Bem como, a todos os nossos parceiros sociais: Secretaria e Direção Regional da Solidariedade Social, ISSA-IPRA, Saudaçor – SA, Secretaria Regional da Saúde, Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, Grupo SATA, Clínicas e Médicos com quem temos acordos e Médicos que se deslocam ao consultório da Liga.

            A todos o nosso bem-haja!     

 

                                                                                  A Direção

                                                                          Domingos Trindade

                                                                                 Elisa Serpa

                                                                             Francisco Melo

                                                                              Lúcia Parreira

                                                                   Maria Encarnação Oliveira

 

 

Sem comentários: