terça-feira, 9 de julho de 2013


RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS DE GERÊNCIA REFERENTES AO ANO DE 2012

 

Em cumprimento das disposições legais e estatutárias submetemos à vossa criteriosa apreciação as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2012, bem como as respectivas contas de gerência.

O presente relatório, a apresentar e a discutir nesta Assembleia, por sinal, o último da atual direção, revelará, assim esperamos, uma assinalável melhoria na qualidade e quantidade dos serviços prestados por esta Associação.

As atividades aqui descritas foram sempre conduzidas no sentido de concretizar o que foi traçado e estipulado no Plano de Atividades para o referido ano. Estamos convictos, no entanto, que a maioria das ações planeadas foi realizada e, outras houve, ainda, que não foram traçadas mas que foram executadas, criando uma nova dinâmica social na Instituição.

Antes de passarmos à descrição das atividades, propriamente ditas, queremos fazer um parêntese sobre a nova designação da Instituição – LADA, LIGA DOS AMIGOS DOS DOENTES DOS AÇORES. Esta alteração deveu-se, primeiramente, pela nova denominação do Hospital de Angra, mas, sobretudo à evolução da Associação ao longo dos anos, deixando o grupo de ajuda de estar limitado à Terceira e passando a fazer-se ao nível das outras ilhas.

Seguidamente, sintetizam-se as principais ações desenvolvidas, por esta Direção, durante o ano transato:

No ano em análise registamos, com agrado, que o apanágio desta Direção foi, sem dúvida, melhorar as condições dos doentes no acesso à saúde.

Assim, com o intuito de melhor servir a população que se dirige ao nosso consultório, foi adquirido um ecógrafo, que tem servido, sobretudo, as áreas de urologia e ginecologia, facilitando em muito o diagnóstico do doente.

Frisamos ainda, que todas as ecografias foram realizadas sem qualquer custo para o utente.

O consultório continuou em funcionamento com as habituais especialidades médicas: ortopedia, urologia, ginecologia, neurocirurgia, cirurgia vascular e medicina geral e familiar.

Foram realizadas 545 consultas, das quais resultaram 15 cirurgias.

Os doentes que foram sinalizados para cirurgia, no âmbito deste projecto, beneficiaram de descontos significativos, resultante do protocolo estabelecido com a Casa de Saúde da Boavista, bem como de alojamento na unidade de acolhimento da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nas mesmas condições dos utentes do Sistema Regional de Saúde. 

Para além destes benefícios, os doentes contaram ainda, com um enorme apoio nas tarifas aéreas, fruto do novo Protocolo que a Liga estabeleceu com o Grupo SATA.

No que concerne ao doente deslocado o apoio prioritário foi para aqueles que não têm um familiar ou amigo a quem recorrer para os acompanhar nas suas deslocações aos Hospitais Regionais ou do Continente e que chegam a esta Instituição na esperança de encontrarem uma mão amiga. Neste âmbito, foram efetuados 14 acompanhamentos para o exterior da ilha, registando um total de 183 dias.

Os nossos delegados, na cidade de Lisboa, continuaram com o seu louvável trabalho junto do doente deslocado, indo ao seu encontro no aeroporto, nos hospitais, nos espaços de alojamento, oferecendo-lhes uma ajuda amiga e uma palavra de orientação e conforto.    

No campo do apoio e da assistência socioeconómica ao doente carenciado procurou-se atender às situações mais flagrantes. Com o aumento desemprego e a redução dos apoios sociais, efeito a atual conjuntura económica, muitos foram os que recorreram à Liga sem capacidade de cobrirem a mais simples das despesas de saúde.   

No apoio aos doentes foi despendida a quantia € 20 850,54.

Preocupados com as atuais mudanças sociais que se tem registados na área da saúde, em que os internamentos são cada vez mais curtos, sendo a família chamada a responsabilizar-se pelos cuidados do seu familiar. A Direção atenta a este fenómeno organizou, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, um curso de formação intitulado “Formar para Melhor Cuidar”, cujo objetivo primordial foi provir um grupo de pessoas com capacidades e técnicas para melhor cuidar de um doente.  

No seguimento desta nossa preocupação foram adquiridas duas camas articuladas elétricas e dois cadeirões que serão cedidos a doentes com necessidade específica deste tipo de equipamento para beneficiarem de mais alguma qualidade de vida.

A Casa Solidária continuou de portas abertas para acolher e alojar os doentes das outras ilhas que se deslocam às unidades de saúde da Terceira.

Durante o ano de 2012, a Casa acolheu 330 doentes, num total de 1 696 noites.

O trabalho voluntário representa um recurso imprescindível nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, pela sua natureza desinteressada e responsável e pelo contributo que dá à concretização de determinadas atividades.

Apesar da mudança para o novo Hospital, no início do ano, se ter verificado algumas alterações ao nível do funcionamento e logística da unidade de saúde, o que levou a uma reestruturação do voluntariado, o grupo de voluntários da Liga continuou a desempenhar as suas tarefas junto do doente internado nos mesmos módulos, ou seja, com uma presença amistosa e um diálogo afetuoso, apoiando na alimentação, dando um contributo estético, distribuindo um lanche no Hospital de Dia e celebrando, de uma forma especial, as datas festivas (Dia Mundial do Doente, Páscoa e Natal).

A nossa presença foi alargada para a Consulta Externa/Hall de Entrada e para mais um dia no Serviço de Urgência.

Foram efectuadas, pelo nosso voluntariado, um total de 3 264 horas não contabilizadas.

Realizaram-se formações para o voluntariado, com a presença de personalidades com conhecimentos na área, com o propósito de promover uma reflexão e partilha de ideias entre os voluntários, bem como valorizar as capacidades e potencialidades do grupo.     

O Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, designação atribuída ao ano de 2012, pelo Conselho de Ministros da União Europeia, foi assinalado, por esta Instituição, com uma Passagem de Modelos Inter-geracional e com uma tarde de Fados. Estes eventos funcionaram, simultaneamente, como forma de envolver a comunidade nas ações da Instituição, bem como para angariação de fundos.

No âmbito da angariação de fundos foram também realizados outros eventos que se traduziram em momentos de convívio e de confraternização entre os nossos associados e a comunidade em geral, salientamos aqui, em particular, o Dia de Amigas celebrado em parceria com o Hotel do Caracol, o Canto das Delícias, durante as Sanjoaninas, e o já conhecido Almoço Regional.  

Estas iniciativas renderam a quantia de € 11 545,69.

A Liga tem por finalidade última proporcionar aos seus associados e doentes carenciados vantagens na aquisição ou usufruto de bens e serviços, na área da saúde, tendo para isso estabelecido acordos com algumas entidades privadas, os quais temos vindo a manter e, sempre que possível, a alagar, neste âmbito queremos destacar o novo acordo estabelecido com a Clínica do Bom Jesus, em Ponta Delgada, na área da neurocirurgia.

   Beneficiaram destes acordos 637 utentes.

A Casa da Ribeirinha, propriedade desta Instituição, continuou ligada a projectos da área social, alojando famílias carenciadas e desestruturadas.  

Deu-se continuidade ao projecto – Prevenção da Doença, com a organização de sessões de esclarecimento/prevenção, em algumas freguesias da ilha, onde passámos, a contar com a nova colaboração da nutricionista, Dr.ª Tânia Rocha, com a temática “Uma Alimentação Saudável”, para além, das já reconhecidas prestações dos prestigiados médicos do nosso meio, Dr.ª Margarida Moniz e Dr. Carlos Sarmento.

Prosseguiu-se com a publicação do Boletim Informativo “Partilha” que foi remetido a todos os nossos sócios, via CTT.

Mantivemos em atualização o nosso blogue e aderimos às redes sociais a fim de reforçarmos a divulgação e a imagem da Liga.

 

No final de mais um mandato, vem a Direção aqui expressar o seu profundo reconhecimento e sincero agradecimento a todos quantos generosa e desinteressadamente continuaram a trabalhar de mãos dadas com esta Instituição: órgãos sociais, voluntários, delegados, colaboradores e sócios.

Queremos agradecer ainda a confiança dos nossos parceiros sociais: Secretaria e Direção Regional da Solidariedade Social, Secretaria Regional da Saúde, Saudaçor, SA, Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores-IPRA, Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, EPE, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, Grupo SATA, médicos que prestam serviço na nossa Instituição e clínicas e consultórios médicos com que temos protocolos.

A todos vós o nosso bem-haja!

 

                                                                                              A Direção

Sem comentários: